Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Aplicativo gratuito ajuda a recuperar veículos roubados


Com o crescimento no número de roubos de veículos em Pernambuco, um aplicativo criado pelo Ministério da Justiça pode ser um forte aliado no combate a este tipo de crime. Criado a dois anos, mas ainda desconhecido por boa parte da população, o aplicativo Sinesp Cidadão permite que o cidadão identifique motos, carros e caminhões que tenham sido roubados e avise à polícia imediatamente.
O serviço é gratuito e a pessoa que utilizá-lo não precisa se identificar. Durante a consulta, o aplicativo informa se os dados digitados conferem com os do veículo ou mesmo se há denúncia de que ele foi tomado de assalto de alguém. O app pode ser baixado em celulares e tablets, ou acessado por computadores. Ele está disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar com acesso à internet. Depois de baixá-lo, é só digitar a placa de qualquer veículo.
O Sinesp Cidadão também oferece outros serviços, como descobrir se há alguma ordem judicial contra uma pessoa. Basta digitar dados básicos, como nome e números de documentos. Dessa forma, também já foram cumpridos 25 mil mandados de prisão de pessoas foragidas.
Estatísticas
De acordo com o Ministério da Justiça, graças ao aplicativo, já foram recuperados mais de 168 mil veículos roubados ou furtados em todo o País. Não foram liberados números por estado. Em dois anos, foram registradas mais de 390 milhões de consultas ao aplicativo.
O Sinesp Cidadão foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Com informações do Ministério da Justiça


Nenhum comentário:

Postar um comentário