Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

CONHEÇA O PROGRAMA QUE MUDOU A REALIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA EM GARANHUNS E REGIÃO

 
O Pacto pela Vida é uma política pública de segurança, transversal e integrada, construída de forma pactuada com a sociedade, em articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Assembléia Legislativa, os municípios e a União. O Pacto pela Vida deixa para trás o tempo de ações desarticuladas, destinadas à resolução de problemas pontuais, e inaugura um novo tempo no combate à criminalidade.
A primeira atividade do Pacto pela Vida foi a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública (PESP-PE 2007). A partir daí, foram definidos 138 projetos estruturadores e permanentes de prevenção e controle da criminalidade, produzidos pelas câmaras técnicas, aglutinados em torno das linhas de ação e executados por organizações do Estado e da Sociedade.
Estes projetos abrangem desde a reforma das instituições policiais e prisionais até programas de prevenção social específica da violência. É uma política racional e cosmopolita, concebida com base em diálogo permanente com boas experiências nacionais e internacionais.
No que se refere ao Plano Estadual de Segurança Pública é uma política de Estado, ou seja, é um documento com diretrizes estratégicas para todo o Governo contendo projetos que incorporam ações de curto, médio e longo prazos, possuindo como meta estruturante a redução das mortes intencionais violentas (Homicídio, Lesão Corporal seguida de morte, Latrocínio – inclui auto de resistência) no estado de Pernambuco a partir de maio de 2007. Quantitativamente, esta meta é reduzir em 12% ao ano as taxas de mortalidade violenta- intencional em Pernambuco, a partir de 2007.
Inspirado por esta política de segurança, o 9°BPM, alcançou no ano de 2013, uma redução de 17% nos índices de homicídio no agreste meridional. O excelente resultado se deve a diversas ações que estão sendo incrementadas através do Pácto pela Vida. Já no ano de 2014, o batalhão Arruda Câmara registrou uma queda no número de homicídios no perído de carnaval. No ano de 2013, no mesmo período, o 9°BPM registrou 08 homicídios na área. Já neste ano, não foi contabilizado nenhum homicídio nos focos de animação.

Um comentário:

  1. João, Cidadão de Garanhuns11 de março de 2014 às 23:33

    Gostaria de parabenizar ao governador pela segurança em Garanhuns. Graças ao 9°BPM podemos andar mais tranquilamente pelas ruas e frequentar alguns lugares da cidade sem correr o risco de ser assaltado. Precisei da polícia e fui bem atendido, salvaram minha vida. Obrigado pela presença de vocês em Garanhuns.

    ResponderExcluir