Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Dilma assina decreto para política de combate ao roubo de veículos


A presidente Dilma Rousseff assinou, na última semana, decreto que institui a Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. A medida, publicada no Diário Oficial da União, prevê novas ações de combate a este tipo de crime, que cresceu em Pernambuco e em outros estados brasileiros.
A medida também reforça as ações implantadas nos últimos anos pelo Ministério da Justiça, dentre as quais o Sistema Alerta que divulga, imediatamente após o registro, informações de ocorrências de furto/roubo de veículos nas últimas 72 horas para órgãos policiais. Outra iniciativa, a criação do aplicativo para celulares Sinsp Cidadão, que ajudou a recuperar 168 mil veículos roubados ou furtados, no período entre dezembro de 2013 e agosto de 2015 em todo o Brasil.
De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o decreto dará uma orientação de integração a todos os órgãos públicos da área de trânsito, segurança pública e fazendários no combate ao roubo de cargas. “Esse decreto representa um salto na linha daquilo que nós queremos que é enfrentar com coragem e com vigor o roubo de cargas, que é uma realidade que vem atormentando o Brasil”, afirmou.
Das nove ações previstas, seis têm a ver diretamente com o Ministério da Justiça, a quem caberá estabelecer os planos, os programas e as estratégias de ação voltados para a repressão ao furto e roubo de veículos e carga. Também caberá ao ministério promover a capacitação e articular a atuação dos órgãos e das entidades federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal e propor alterações, na legislação penal e de trânsito, com vistas à redução dos índices de furto e roubo de veículos e cargas.
Fonte: Ronda JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário