Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

EM 2018 32% DOS PMs E BMs DEVERÃO SER PROMOVIDOS COM NOVA LEI DE PROMOÇÃO


Foi divulgada no Diário Oficial desta quarta (30), pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, que 32% dos policiais militares devem ser promovidos com a nova Lei de promoção, aprovada pelo governo. Estão previstas 6.350 promoções para praças e 903 promoções para oficiais, todos da ativa, para o ano de 2018. A Lei prevê que as promoções ocorrerão de forma automática, a cada dez anos de serviço, levando-se em consideração o critério antiguidade. Vale salientar que as regras para as promoções por merecimento continuam valendo.



quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

EM GARANHUNS POLÍCIA MILITAR SALVA VIDA DE MULHER QUE ESTAVA SENDO AGREDIDA POR COMPANHEIRO


Nesta terça (29), policiais militares de serviço, em cumprimento ao plano de ação do 9°BPM, quando em abordagens pelo bairro Severiano Peixoto, foram solicitados por populares que informaram que nessa mesma rua, no número 1214, uma mulher estaria sendo agredida. De posse da informação, os policiais seguiram até o endereço e lá constataram que a vítima Maria Sidália Clementino Ferreira, doméstica, estava sendo agredida no interior da casa. De pronto, ouvindo os pedidos de socorro da vítima, o efetivo adentrou à casa e localizou o agressor Carlos Wilson Pereira, no banheiro da residência,, pisando no pescoço da vítima que já se encontrava desacordada. O acusado, ao avistar o policiamento, tentou agredir os policias, sendo rapidamente contido. A vítima foi socorrida ao H.R.D.M. pelos bombeiros. O acusado foi detido e conduzido a 18º DESEC sendo autuado em flagrante de delito por tentativa de homicídio e recolhido a Cadeia de Saloá-PE.

Dilma assina decreto para política de combate ao roubo de veículos


A presidente Dilma Rousseff assinou, na última semana, decreto que institui a Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. A medida, publicada no Diário Oficial da União, prevê novas ações de combate a este tipo de crime, que cresceu em Pernambuco e em outros estados brasileiros.
A medida também reforça as ações implantadas nos últimos anos pelo Ministério da Justiça, dentre as quais o Sistema Alerta que divulga, imediatamente após o registro, informações de ocorrências de furto/roubo de veículos nas últimas 72 horas para órgãos policiais. Outra iniciativa, a criação do aplicativo para celulares Sinsp Cidadão, que ajudou a recuperar 168 mil veículos roubados ou furtados, no período entre dezembro de 2013 e agosto de 2015 em todo o Brasil.
De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o decreto dará uma orientação de integração a todos os órgãos públicos da área de trânsito, segurança pública e fazendários no combate ao roubo de cargas. “Esse decreto representa um salto na linha daquilo que nós queremos que é enfrentar com coragem e com vigor o roubo de cargas, que é uma realidade que vem atormentando o Brasil”, afirmou.
Das nove ações previstas, seis têm a ver diretamente com o Ministério da Justiça, a quem caberá estabelecer os planos, os programas e as estratégias de ação voltados para a repressão ao furto e roubo de veículos e carga. Também caberá ao ministério promover a capacitação e articular a atuação dos órgãos e das entidades federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal e propor alterações, na legislação penal e de trânsito, com vistas à redução dos índices de furto e roubo de veículos e cargas.
Fonte: Ronda JC

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

POLICIAIS MILITARES PRENDEM TRAFICANTE NO BAIRRO DO MAGANO - GARANHUNS


Policiais militares do Núcleo de Inteligência e da atividade operacional do 9°BPM, por volta das 19:20 horas deste domingo (27), receberam informações que na Rua Otília Peixoto, Bairro Magano, estaria ocorrendo tráfico de drogas. Diante da denúncia, os policiais seguiram até o local indicado e lá localizaram o imputado Walleson Junior da Silva, vulgo “Baiano”, de 19 anos, o qual foi flagrado com 48 pedras de crack e a quantia de R$ 41,00. Ainda, em diligências, foram localizadas, no interior da residência do mesmo, mais 54 pedras, 26 gramas de crack e 05 papelotes de maconha. O criminosos foi conduzido a 18ª DESEC, onde foi confeccionado o flagrante de tráfico de drogas e posteriormente recolhido à Cadeia Pública da cidade de Lajedo.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Novo plano de cargos e carreiras da Polícia Militar é sancionado em Pernambuco


Sem palanque, nem anúncio oficial, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, decidiu sancionar lei complementar que garante um novo plano de cargos e carreiras para a Polícia Militar. As mudanças, publicadas no Diário Oficial dessa quinta-feira, atendem a pedido histórico da categoria. Vale lembrar que a greve da PM em maio de 2014, só chegou ao fim porque, entre outros pontos, o Governo do Estado, prometeu rever a lei de promoções dadas à corporação.
A lei complementar prevê que a partir de 2018 ficará assegurada a promoção automática dos policiais militares pelo critério de antiguidade decenal, contabilizada a partir da data de ingresso na corporação.
Acompanhe as principais mudanças, válidas a partir de 6 de março de 2018:
1 – Para aqueles que ingressaram na carreira de Praças:
Graduação de Soldado, militar com menos de 10 anos;
Graduação de Cabo, militar com 10 anos e menos de 20 anos;
Graduação de 3º Sargento, militar com 20 anos e menos de 30 anos;
Graduação de 2º Sargento, militar com 30 anos ou mais
2 – Para aqueles que ingressaram na carreira de oficiais:
Posto de 1º Tenente, militar com menos de 10 anos;
Posto de Capitão, militar com 10 anos e menos de 20 anos;
Posto de Major, militar com 20 anos e menos de 30 anos;
Posto de Tenente Coronel, militar com 30 anos ou mais.
 Fonte: Ronda JC



POLICIAIS MILITARES PRENDEM ADOLESCENTE ARMADO NA COHAB III


Nesta manhã deste natal, policiais militares seguiram até o bairro da COHAB III, a fim de atender ocorrência policial repassada pela central de operações. Ao chegarem no bairro, durante buscas pelo local da solicitação, visualizaram um elemento em atitude suspeita. De imediato, passaram a realizar uma abordagem e durante a mesma flagraram o adolescente J.W.B.S portando um revólver cal. 22, contendo 22 munições intactas. Os policiais deram voz de prisão ao adolescente e conduziram o mesmo à delegacia de polícia para as providências cabíveis para a infração penal.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

MOTOTAXISTA É PRESO AO TENTAR LEVAR DROGA PARA DETENTO DA CADEIA PÚBLICA DE LAJEDO


Em Lajedo, policiais militares de serviço na cadeia pública da cidade, prenderam em flagrante um mototaxista que tentou levar drogas para um detento. O fato aconteceu na manhã de hoje, quando o mototaxista de nome José Cícero dos Santos, de 35 anos, tentou deixar uma bolsa para o detento de nome João Carlos da Silva, de 25 anos. 

Tudo parecia normal, até que o policiais militares suspeitaram do fundo da bolsa e ao realizarem uma revista mais detalhada perceberam que havia um fundo falso que escondia aproximadamente 180g de maconha. De imediato, foi dado voz de prisão ao mototaxista que logo confessou o destinatário do entorpecente. José Cícero e João Carlos foram conduzidos à delegacia de polícia para as providencias cabíveis.

LAJEDO: DURANTE SOCORRO HOMEM É FLAGRADO PORTANDO UM REVÓLVER CAL 38 E ACABA PRESO PELA PM


Durante rondas pela cidade de Lajedo, policiais militares tomaram conhecimento que um homem teria dado entrada, vítima de disparos de arma de fogo, no hospital municipal de Lajedo. A fim de verificar as circunstancias da ocorrência, os policias seguiram até a unidade hospitalar e lá verificaram que a vítima tratava-se do indivíduo de nome José Edson Fidélix, de 24 anos, ex-presidiário. José Edson foi atingido por um elemento não identificado que chegou na rua Vicente Ferreira, Madalena-Lajedo, e efetuou alguns disparos de arma de fogo contra a vítima, fugindo logo em seguida. Durante o socorro de José Edson para o hospital, foi encontrado, em seu poder, um revólver cal.38, que foi  entregue ao policiamento. Diante da situação, os policiais militares deram voz de prisão ao socorrido, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Até o presente, o imputado encontra-se custodiado em um hospital na cidade de Caruaru e a disposição da autoridade policial.

JUPI: PM PRENDE ELEMENTO POR PRÁTICA DE ROUBO, LESÃO CORPORAL E DESACATO


Policiais militares de serviço na cidade de Jupi, nesta quarta (23), tomaram conhecimento de um indivíduo que teria efetuado um roubo e agredido algumas pessoas. Diante da situação, os policiais seguiram até à  Rua Miguel Pedro Brito e lá receberam informação de que  um elemento havia roubado um aparelho celular e agredido com pauladas um senhor de 67 anos, de nome Júlio José de Souza e posteriormente agredido com pedradas outro cidadão de nome Elias Liberato de Oliveira. De posse das informações, os policiais militares passaram a fazer diligência e conseguiram localizar e prender o criminoso, identificado como Apolo Vieira de Oliveira, de 24 anos, residente me Garanhuns. No momento da prisão, o acusado reagiu à ordem policial e desacatou os agentes de segurança. Após ser contido com uso  da força, o imputado foi conduzido à delegacia de polícia, local onde foi autuado em flagrante delito.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

INCÊNDIO DESTRÓI MOTOS NO NÚCLEO INTEGRADO DE SEGURANÇA EM ÁGUAS BELAS


Na madrugada desta quarta (23), policias militares de serviço no município de Águas Belas, foram surpreendidos com um incêndio na área destinada ao depósito de motos apreendidas pela justiça, localizada no Núcleo Integrado de Segurança. O incêndio destruiu várias motos que se encontravam a disposição da justiça e sob responsabilidade da Polícia Civil. 

Ao todo foram queimadas, aproximadamente, 110 motos. Os bombeiros seguiram para o local e lá combateram exaustivamente o incêndio até o total controle da situação. Ainda não se tem os motivos do incêndio, situação que vai ser investigada pela delegacia de polícia da cidade. 



terça-feira, 22 de dezembro de 2015

GARANHUNS: HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE PELA PM APÓS TENTAR MATAR PEDREIRO


Na tarde desta terça (22), um elemento de nome Valdemir Bezerra de Vasconcelos Silva, tentou matar um pedreiro no loteamento São Carlos, em Garanhuns. O criminoso chegou na construção onde a vítima de nome Macipne Maciel da Silva, de 21 anos, encontrava-se trabalhando e lá deferiu alguns golpes de faca contra a mesma, vindo a causar ferimentos nas costas. 
Valdemir Bezerra de Vasconcelos Silva

Rapidamente, policiais militares foram acionados e após efetuarem diligencias conseguiram prender o homicida que foi conduzido à delegacia de polícia. O Sr. Macipne foi socorrido para o hospital e encontra-se bem.

CANHOTINHO: PM PRENDE BÊBADO ARMADO COM FACA


Policiais militares, responsáveis pela segurança pública da cidade de Canhotinho, foram informados, nesta manhã, que na Rua Pimentel a pessoa de nome Azenildo dos Santos Francisco de Melo estaria embriagado e com duas facas nas mãos causando desordem e ameaçando a vizinhança daquela localidade. Ao chegar no local, os militares constataram a veracidade do fato e de imediato realizaram a abordagem policial, sendo necessário utilizar o uso da força necessária para conter Azenildo. Em seguida, foi providenciada a condução até à Delegacia de polícia local para as devidas providências.

Aplicativo gratuito ajuda a recuperar veículos roubados


Com o crescimento no número de roubos de veículos em Pernambuco, um aplicativo criado pelo Ministério da Justiça pode ser um forte aliado no combate a este tipo de crime. Criado a dois anos, mas ainda desconhecido por boa parte da população, o aplicativo Sinesp Cidadão permite que o cidadão identifique motos, carros e caminhões que tenham sido roubados e avise à polícia imediatamente.
O serviço é gratuito e a pessoa que utilizá-lo não precisa se identificar. Durante a consulta, o aplicativo informa se os dados digitados conferem com os do veículo ou mesmo se há denúncia de que ele foi tomado de assalto de alguém. O app pode ser baixado em celulares e tablets, ou acessado por computadores. Ele está disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar com acesso à internet. Depois de baixá-lo, é só digitar a placa de qualquer veículo.
O Sinesp Cidadão também oferece outros serviços, como descobrir se há alguma ordem judicial contra uma pessoa. Basta digitar dados básicos, como nome e números de documentos. Dessa forma, também já foram cumpridos 25 mil mandados de prisão de pessoas foragidas.
Estatísticas
De acordo com o Ministério da Justiça, graças ao aplicativo, já foram recuperados mais de 168 mil veículos roubados ou furtados em todo o País. Não foram liberados números por estado. Em dois anos, foram registradas mais de 390 milhões de consultas ao aplicativo.
O Sinesp Cidadão foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Com informações do Ministério da Justiça


segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

SÃO JOÃO: POLICIAIS MILITARES PRENDEM MOTOQUEIRO EM ESTADO DE EMBRIAGUEZ


Policiais Militares de serviço na cidade de São João, através do PM Conectado, receberam informações denunciando um indivíduo conhecido por " DIÓLEO",  o qual encontrava-se, supostamente, com uma arma de fogo, trafegando em sua moto, nas proximidades do bar "O VAGÃO" , situado no centro da cidade. Incursões foram realizadas na área urbana do município, no intuito de localizar o denunciado.  Os policiais seguiram para zona rural, mais precisamente no Sítio Vassouras, onde Dióleo foi localizado. Após realização de uma abordagem, os policiais não conseguiram encontrar a arma, porém verificaram que o mesmo estava alcoolizado, fato confirmado após realização do teste do bafômetro. O imputado, de nome ANTÔNIO DOS SANTOS, foi autuado em flagrante pelo crime de EMBRIAGUEZ AO VOLANTE e solto após pagamento de fiança.  

NOVAS REGRAS PARA CONTRATAÇÃO DE DELEGADO EM PERNAMBUCO


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, sancionou na última semana uma lei complementar relacionada ao cargo de delegado da Polícia Civil. A partir de agora, os interessados em seguir a carreira devem ser aprovados em concurso público de provas e títulos, com participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ter, no mínimo, três anos de atividades jurídicas ou policiais, comprovadas no ato da posse. O texto com as mudanças, publicado no Diário Oficial do último sábado (19), ressalta que a experiência de três anos não se aplica a concurso público iniciado antes da vigência da lei complementar. Quem pretende seguir a carreira de delegado da Polícia Civil precisa ficar atento às mudanças, já que há previsão de concurso para 100 vagas no próximo ano, segundo a Secretaria de Defesa Social. A Cebraspe, mais conhecido como Cespe/UnB, será responsável pela realização do concurso. O edital, previsto para ser lançado ainda neste ano, não foi divulgado. A SDS também abriu vagas para outros cargos na Polícia Civil. Serão 500 vagas para agentes, 50 para escrivão, 40 para médico legista, 56 para perito criminal, 73 para auxiliar de legista, 96 para auxiliar de perito e 51 para perito papiloscopista. A contratação de novos delegados atende a uma antiga demanda em Pernambuco. Vários municípios do agreste e Sertão não possuem delegados titulares, obrigando outros profissionais a se reversarem durante a semana para dar conta dos inquéritos. Na capital pernambucana, a situação não é muito diferente. Com a falta de delegados suficientes, profissionais precisam acumular mais de uma delegacia quando outros saem de férias. Previsto para abril deste ano, o concurso para delegado foi suspenso pela justiça.

 fonte: Ronda JC

domingo, 20 de dezembro de 2015

BOM CONSELHO: PM RECEBE DENÚNCIA VIA TELEFONE E PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA


Policiais militares de serviço na cidade de Bom Conselho receberam uma denúncia, via telefone, que no Bar de Lia, no centro da cidade, teria um cidadão armado com revólver. Rapidamente, seguiram até o local informado  e lá deram voz de prisão a pessoa de nome João Paulo Melo do Nascimento, agricultor, natural de Paranatama, que estava portando ilegalmente um revólver calibre 32, marca Rossi, com numeração adulterada. O imputado foi detido e conduzido a 18ª DESEC e entregue a autoridade policial para medidas cabíveis.

9°BPM REALIZA OPERAÇÃO ESFORÇO CONCENTRADO


Na noite deste sábado (19), o 9°BPM realizou a operação Esforço Concentrado, nos municípios de Águas Belas e Garanhuns, comandada pelo Cap PM André. A operação consistiu em abordagens a bares, prostíbulos, motocicletas e transeuntes, englobando também a zona periférica das duas cidades, visando dar segurança à população e inibir ações delituosas. Durante a ação não houve registros de homicídios ou crimes contra o  patrimônio. Participaram da ação as guarnições de Operações, GT Águas Belas, GATI, BEPI, Quadrantes de Segurança e ROCAM de Garanhuns e de Águas Belas. A operação teve os seguintes resultados:

GARANHUNS:
162 pessoas abordadas;
23 bares abordados;
47 motocicletas abordadas

ÁGUAS BELAS:
Foram apreendidas 02 (duas) armas brancas;
141 pessoas abordadas;
18 bares abordados;
39 motocicletas abordadas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

GARANHUNS: PM PRENDE EM FLAGRANTE FUGITIVO DA JUSTIÇA POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA COHAB I


Policiais militares prenderam em flagrante delito um homem que tentou matar um popular no bairro da COHAB I. O crime aconteceu nesta tarde, na Rua Diário de Pernambuco, quando um criminoso de nome Hugo Glays Farias de Fonseca, residente no sítio Baixa do Mel, tentou matar um senhor de nome Paulo César Julião de Melo. 

No momento da tentativa a vítima entrou em luta corporal com Hugo, conseguindo desarmar o bandido que portava um revólver cal. 357, com onze munições intactas e uma deflagrada. No momento da tentativa, um policial militar passava pelo local e ao perceber a ação delituosa deu voz de prisão ao acusado.

Hugo Glays foi autuado em flagrante delito. Foi verificado que o acusado encontrava-se como foragido da justiça.

Lei determina que SDS tenha acesso às imagens das câmeras dos bancos e lotéricas


Um dia após Pernambuco registrar 52º assalto a banco somente neste ano, o governador Paulo Câmara sancionou uma lei que determina que a Secretaria de Defesa Social (SDS) tenha acesso às imagens das câmeras de segurança das agências bancárias e lotéricas. O objetivo é contribuir para as investigações policiais, agilizando a identificação e prisão dos suspeitos.

A lei de número 15.287, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (17), ainda determina que tanto as imagens internas quanto as externas dos bancos e casas lotéricas sejam liberadas logo após as ocorrências de assaltos, no momento em que a polícia chegar ao local para registrar o caso e dar início às buscas pelos criminosos.

Em caso de descumprimento da lei, o Corpo de Bombeiros não emitirá ou renovará o Atestado de Regularidade – obrigatório para o funcionamento dos estabelecimentos. A lei entra em vigor em 90 dias.

Nessa quarta-feira, quatro homens armados invadiram agência do Banco Santander, na Avenida Caxangá, na Iputinga, Zona Oeste do Recife. Para entrar na agência, os criminosos atiraram contra os vidros, que ficam ao lado da porta giratória. Antes dos disparos, outros três criminosos estavam do lado de dentro, monitorando os vigilantes. Os suspeitos roubaram dinheiro, colete a prova de balas e um revólver calibre 38 de um dos vigilantes. A ação, foi gravada por câmeras de monitoramento do Santander.

Para o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, a maioria dos assaltos registrados na capital poderia ser evitada se a lei municipal 17.67 fosse cumprida pelas agências e fiscalizada pela prefeitura. Essa lei, sancionada desde 2010, obriga os bancos a contar com portas e vidros blindados, guarda-volumes e um mínimo de dois seguranças para cada pavimento, entre outras regras de segurança.

Em 2011, a pedido do Ministério Público de Pernambuco, a prefeitura chegou a fiscalizar e até interditar alguns bancos que não estavam de acordo com a norma, mas, nos últimos anos, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano não deu continuidade ao trabalho.
Fonte:Ronda JC


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

9°BPM TEM DIA DA FAMÍLIA POLICIAL MILITAR


9° BPM teve dia comemorativo a família policial militar. O evento aconteceu nesta quarta (16) na sede do batalhão. A festa foi movida por um clima de confraternização entre as famílias dos integrantes do Gigante do Agreste. Durante o dia foram realizadas várias atividades, abrilhantando o momento e trazendo um clima descontraído e harmonioso entre todos que ali estavam.

Os ´participantes desfrutaram de aulas fitness (alongamento, aula de zumba), café da manhã, espaço kids (pula-pula, piscina de bolas, cineminha), espaço caveira kids (pista de cordas, tirolesa, etc.), espaço saúde (palestra odontológica e aplicação de flúor em crianças, aferição de pressão arterial, exame glicose, vacina contra gripe), espaço bem estar (aulas de maquiagem, limpeza de pele), futebol, espaço meio ambiente (plantio de mudas e exposição de plantas diversas), distribuição de guloseimas, sorteio de brindes, etc. 

A iniciativa faz parte do Plano de Ação do 9° Batalhão e foi planejada pela Coordenação de Articulação Social e Direitos Humanos do batalhão.

JUPI: POLÍCIA PRENDE COMERCIANTES QUE VENDIAM ILEGALMENTE BOTIJÕES DE GÁS


Nesta quarta (16), foi desencadeado no município de Jupi uma Operação Policial em apoio ao Ministério Público. A ação policial contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, que receberam a missão de cumprirem 17 Mandados de Busca e Apreensão em vários estabelecimentos comerciais da cidade. 

A ordem judicial teve como alvo estabelecimentos comerciais que vendiam gás GLP sem a devida autorização dos órgãos competentes. Na ocasião, foram flagrados 12 estabelecimentos irregulares.  Ao final da operação os policiais conseguiram apreender 26 botijões de gás que estavam sendo comercializados de forma ilegal. Os responsáveis pelos pontos comerciais foram conduzidos à delegacia de polícia para as devidas providências.


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Assassinos de promotor vão a júri popular e noiva da vítima está sem proteção policial


Os quatro acusados de matar o promotor de Itaíba Thiago Faria Soares e tentar matar a noiva dele, Mysheva Freire Ferrão Martins, e o tio dela, Adautivo Elias Martins, vão a júri popular. Nessa terça-feira, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região negou os recursos impetrados pela defesa de José Maria Pedro Rosendo Barbosa, José Maria Domingos Cavalcante, Adeildo Ferreira dos Santos e José Marisvaldo Vitor da Silva e confirmou o julgamento no Tribunal do Júri. A data, no entanto, ainda não foi definida. O crime aconteceu em outubro de 2013, no Km 19 da PE-300, em Águas Belas, no Sertão do estado. Segundo a defesa de Mysheva Martins, a advogada está sem a proteção policial que estava recebendo desde a morte do noivo por orientação do então procurador geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon. De acordo com o advogado José Augusto Branco, o fato já foi comunicado ao governador Paulo Câmara, ao procurador geral de Justiça, ao ministro da Justiça e à Procuradoria da República. Nesta quarta-feira, o fato será notificado à Ordem dos Advogados de Pernambuco, pelo fato de Mysheva ser advogada e ainda à Justiça Federal. “Esperamos que as autoridades adotem as medidas cabíveis para que a segurança seja retomada. Minha cliente corre risco de vida”, ponderou Branco.

Fonte: Blog Segurança Pública

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

GARANHUNS: POLÍCIA MILITAR PRENDE CABELEIREIRA TRAFICANTE


Policiais Militares da Equipe Malhas da Lei, nesta terça(15), por volta das 16:00h, em conjunto com Policiais Militares de serviço na guarnição 19.111, comandados pelo Ten Djoou, receberam denúncia anônima sobre tráfico de drogas na Travessa Nossa Senhora do Carmo, bairro São José, neste município. De posse das informações, os policiais se deslocaram até a residência da pessoa de nome EDJANEIDE LIMA DA SILVA, 24 anos, cabeleireira,  e lá encontraram, escondido no telhado da citada casa, 17 papelotes de maconha, prontos para o consumo, os quais totalizavam 98 gramas da droga. A imputada tinha consigo a quantia de R$ 42,00, provavelmente proveniente do tráfico de drogas. A traficante foi encaminhada ao Plantão da delegacia regional, a fim de serem tomadas as medidas cabíveis.

Porte de Armas para guardas municipais – questão controversa



Por Fernando Capano*
Recentemente, uma Ação Declaratória de Constitucionalidade ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, colocou em discussão mais uma vez o porte de armas para guardas municipais. A ação questiona a validade do artigo 6º do Estatuto do Desarmamento que proíbe o porte de armas de fogo fora do expediente para integrantes das Guardas Municipais das capitais de Estados e de municípios com menos de 500 mil habitantes, permitindo-o apenas em serviço, aos guardas de cidades com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes. A Ação Declaratória de Constitucionalidade ajuizada por Janot aponta a situação controvertida em que se encontram os guardas municipais no Brasil, com relação ao porte de arma, em especial no que concerne ao uso fora de serviço. 
No Estado de São Paulo, o Tribunal de Justiça tem entendido que o porte de armas particulares, fora de serviço regular, dos guardas é possível, entendendo ser discriminatório o tratamento a eles dispensado pelo artigo 6º do Estatuto do Desarmamento, em relação aos demais profissionais da Segurança.
Em outros Estados do País, os agentes municipais têm sido condenados por porte ilegal de arma de fogo fora do horário de serviço, sendo certo que eventuais habeas corpus interpostos visando garantir tal porte em situações não autorizadas pelo Estatuto, frequentemente são negados.
A questão do porte de arma pelas Guardas Municipais foi disciplinada, segundo se pode depreender da intenção do legislador infraconstitucional à época, de maneira diferente dos demais profissionais da Segurança, visando evitar, ao que parece, o risco de que se transformassem em ‘guardas pretorianas’ ou ‘exércitos particulares’ dos prefeitos quando fora de serviço, em especial nos pequenos municípios.
Atualmente, no entanto, com o fortalecimento das nossas instituições democráticas, considerando especialmente os órgãos correcionais das Guardas, bem como levando em conta a atuação do Ministério Público como agente de controle externo da atividade de Segurança, essa precaução do legislador, a nosso juízo, já não se faz mais necessária.
Num cenário em que o crime organizado segue em crescimento, os guardas tem realizado um trabalho fundamental, ainda que suas funções sejam, precipuamente, ligadas à tutela do patrimônio público. Assim, como temos visto, este mister enseja sim uma participação direta das Guardas no sistema de Segurança Pública estatal, em conjunto com as polícias federal, civil e militar.
Por este motivo, é legítimo que os servidores destes órgãos, pela natureza de sua atividade, utilizem armamento em serviço, como também fora do ambiente de trabalho, independente do número de habitantes do município em que trabalham.
Além disso, a partir do momento que o guarda municipal lida com a tutela do patrimônio público, com ações por vezes coercitivas, é natural que gerem descontentamento naqueles que tenham conflitos com estes profissionais, sendo este o ponto comum entre todos os profissionais de Segurança Pública, guardas aqui incluídos. Deste modo, não se pode ignorar o fato de que o porte de armas, fora de serviço também, é fundamental para o exercício deste tipo de profissão.
Outro fato inegável é que o nível de profissionalização das Guardas vem crescendo bastante nas últimas décadas, não fazendo sentido deixar de contar, na íntegra e de maneira mais aprofundada no nosso cotidiano, com a participação desses profissionais nas políticas públicas de Segurança.
A demanda ajuizada pelo Procurador Geral da República indica a busca de um posicionamento mais contundente do STF sobre a questão, sendo certo que, a nosso sentir, o TJ/SP tem agido corretamente ao permitir o porte de armas de maneira mais ampla por estas profissionais. As Guardas Municipais fazem sim parte, em homenagem ao espírito do artigo 144 de nossa Constituição, das forças de segurança à disposição do aparelho estatal, sendo certo que, à semelhança dos policiais, o Guarda desempenha sua função 24 horas por dia.
Não há dúvida de que a melhor opção é prestigiar os profissionais das Guardas, considerando-os efetivamente como reforço ao aparato público de segurança, em especial num momento em que o crime cresce exponencialmente nas grandes cidades do país.
Portanto, devemos aguardar o posicionamento do STF para que cessem as divergências entre os Tribunais dos Estados da Federação acerca da amplitude do porte de armas pelos guardas, torcendo para que o resultado do julgamento se converta em benefício para toda a sociedade.
*Fernando Capano é sócio do Capano, Passafaro Advogados Associados, membro efetivo da Comissão Estadual de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo, professor universitário e milita tutelando os interesses de Associações e Sindicatos de Servidores Policiais.




domingo, 13 de dezembro de 2015

LAJEDO: ROCAM PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA PRONTO PARA ASSALTAR


Policiais da equipe ROCAM/9°BPM, destacados em Lajedo, faziam rondas e abordagens no Bairro Novo, próximo academia das Cidades, momento em que visualiram a pessoa de José Ferreira de Moraes, 27 anos, que ao perceber a presença dos policiais militares, tentou se desfazer de determinado objeto, que após averiguação, tratava-se de um revólver de marca Rossi, cal 32, de numeração suprimida, com 04 munições intactas. Informações complementares, davam conta que o acusado tinha contra sua pessoa 02 Mandados de Prisão em aberto, oriundos das Comarcas do Recife e Caruaru, sendo ainda foragido do Centro de Ressocialização do Agreste (C.R.A.), em Canhotinho. O criminosos foi autuado em flagrante delito na delegacia regional e recolhido à Cadeia Pública de Lajedo.

ÁGUAS BELAS: HOMEM É PRESO DE POSSE DE MACONHA


Em Águas Belas, na noite deste sábado(12), por volta das 21h, durante o transcorrer da Operação Esforço Concentrado em Águas Belas, quando o efetivo realizava abordagens em uma barraca de espetinho na Rua Cel Alfredo Duarte, flagrou JOSÉ LEÔNCIO ALVES DE HOLANDA, 24 anos, de posse de uma embalagem plástica contendo 01 (um) big-big de substância entorpecente conhecida como Maconha. Foi realizada a condução do acusado, juntamente com a droga para a 18ª DESEC, para os procedimentos pertinentes.

BOM CONSELHO: POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMICIDAS DE ARAPIRACA-AL


Em Bom conselho dois criminosos de Alagoas foram presos pela PM. O fato aconteceu neste sábado(12), por volta das 13:30h, quando policiais militares lotados na cidade, tomaram conhecimento que no Hospital Alfredo Dâmaso, situado naquela urbe, deram entrada dois homens com ferimentos produzidos por arma de fogo, os quais afirmavam terem sido vítimas de assalto na vizinha cidade de Palmeira dos Índios-AL.

De imediato, a guarnição fez deslocamento ao hospital e lá identificaram as pessoas de Miguel dos Santos e José Ilson Gomes da Silva, ambos residentes na cidade de Arapiraca-AL. Suspeitando do suposto assalto sofrido pelos indivíduos, os militares solicitaram dos elementos mais explicações sobre o acontecido. Durante a conversa, os alagoanos entraram em contradição com relação aos ferimentos sofridos. Diante dos pífios argumentos, o comandante da Guarnição realizou alguns contatos com policiais militares do estado vizinho, recebendo informação de policiais lotados no Pelopes do 3ºBPM /AL, de uma tentativa de homicídio na cidade de Arapiraca-AL, onde dois elementos saíram com ferimentos provenientes de arma de fogo. Mediante trocas de informações via whatsap, foram reconhecidos os dois marginais, algozes da tentativa de homicídio contra a pessoa de Joel Neves. Frente a situação, os policiais militares deram voz de prisão aos acusados que foram conduzidos à delegacia regional de Garanhuns e autuados em flagrante delito.

sábado, 12 de dezembro de 2015

ANGELIM: MOTORISTA EMBRIAGADO PROVOCA ACIDENTE E ACABA PRESO PELA POLÍCIA MILITAR


Policiais militares de serviço em Angelim, realizavam rondas com abordagens pela cidade, quando foram solicitados por populares que informavam sobre um acidente de trânsito no centro da cidade. Logo, os policiais seguiram até à avenida Cônego Carlos Fraga e no local, os policiais verificaram que um veículo Fiat Uno, placa KLH-2123, havia colidido com uma moto Honda CG 150, de placa KKM-4562 e o condutor do carro de nome Ivanildo Sales, de 48 anos, encontrava-se com sinais de ter ingerido bebida alcoólica. As pessoas que vinham na moto sofreram lesões pelo corpo e necessitaram de atendimento médico. Constatada a embriaguez, o motorista Ivanildo Sales foi conduzido à delegacia de polícia em Garanhuns, sendo autuado em flagrante delito por embriaguez ao volante e lesão corporal.

ALUNOS DO PROJETO KARATÊ - 9°BPM REALIZAM EXAME DE FAIXA



Nesta sexta (11), por volta das 15h00, na sede do 9°BPM, foi realizada a cerimônia de Exame de Faixas da Federação Pernambucana Interestilos de Karatê, contemplando alunos do projeto assistido pela Coordenação e Sub coordenação de Articulação Social e Direitos Humanos do batalhão. Após avaliação e aprovação dois adolescentes passaram para a faixa laranja e três crianças para a faixa amarela.

O Presidente da Federação, Professor Eguinaldo Silva, salientou a importância da parceria entre a entidade e a Polícia Militar, bem como o reflexo social positivo na vida dos praticantes e de seus familiares. As aulas ocorrem na própria OME, tendo como facilitador o 2° SGT PM ELI.

JUCATI: POLÍCIA MILITAR PRENDE DOIS POR DESACATO, INJÚRIA RACIAL E EMBRIAGUEZ AO VOLANTE


Dois homens foram presos hoje em Jucati acusados de desacato, injúria racial e embriaguez ao volante. O fato aconteceu por volta das 00:15h, deste sábado. Policiais militares, de serviço na cidade de Jucati, cumpriam o plano de ação do 9°BPM, quando populares informaram que o veículo FIAT UNO,  placa KFI 7619, em alta velocidade, estava colocando em risco a vida de populares. Os militares conseguiram parar o veículo e realizar a competente abordagem policial nas pessoas de IRAN FERREIRA DA SILVA, 31 anos de idade e REISSON NUNES ARRUDA, 36 anos de idade, ambos residentes no município. No momento da abordagem, os imputados desacataram o policiamento e foram conduzidos à DP Regional na cidade de Garanhuns. Iran Ferreira foi autuado por dirigir embriagado, onde foi constatado 1,14 mg/l no teste de alcoolemia, sendo também enquadrado por desacato. Já Reisson Nunes, foi autuado por injúria racial e desacato. Os imputados não pagaram a fiança e foram recolhidos à Cadeia Pública de Lajedo.

Câmara de Vereadores de Águas Belas – PE aprova voto de aplauso para o capitão PM Carlos André


Nesta sexta-feira (11/12) foi votado e aprovado por unanimidade um voto de aplauso, honraria concedida a pessoas que realizaram alguma ação de destaque no município, sendo ele natural dali ou não. E nesta perspectiva, o homenageado foi o capitão da Polícia Militar e responsável pela 4ª Companhia de Polícia Militar – 4ª CPM do Estado, Carlos André. O Oficial realmente tem prestado um serviço bastante interessante no combate ao crime não só no município, mas em toda a região da área de atuação da 4ª CPM, desencadeando várias operações que em grande maioria das vezes tem tido êxito relativamente importante. 

O IGS Web vem acompanhando diversos passos da PM, e tem trazido várias destas ações desenvolvidas que inclusive vão além do simples patrulhamento de vias ou localidades, passou por tentativa de formação e informação da PM nos mais diversos âmbitos, como as visitas e trabalhos educativos nas escolas e áreas de risco. A indicação foi do vereador Melke, este que em entrevista ao IGS Web falou sobre a justificativa de sua indicação: “Temos acompanhado o trabalho do Capitão André, que tem sido um trabalho isento de política ou qualquer natureza que prejudique ou beneficie a alguém. Temos visto as diversas operações que sempre são acompanhadas de apreensões de drogas, veículos roubados, armas... Enfim, o trabalho do Capitão a frente da 4ª Companhia merece um reconhecimento”.

Por Ildebrando Gutemberg
Fonte: IGSWeb

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

POLICIA MILITAR E AGENTES PENITENCIÁRIOS REALIZAM REVISTA NA PENITENCIÁRIA DE CANHOTINHO


Nesta manhã (11), o Centro de Ressocialização do Agreste foi palco de uma operação envolvendo policiais militares do 9°BPM e agentes de segurança do agreste. Logo cedo, às 06:00h, os policiais deram início a operação, finalizando os trabalhos por volta das 09:00h com a apreensão de drogas e materiais diversos.

 O efetivo empregado teve como responsabilidade a revista das celas onde ficam recolhidos os detentos que  cumprem pena na unidade prisional, que possui, atualmente, uma população carcerária de 1.131 presos distribuídos em 07 pavilhões. Foram encontrados os seguintes materiais e produtos em poder dos detentos:
150 gramas de maconha;
181 papelotes de maconha;
14 pedras de crack;
24 celulares;
28 facas;
25 maricas;
56 Barrotes de madeira;
50 carregadores de celular
04 Resistências elétricas. 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

DUAS PESSOAS SÃO PRESAS POR PORTE ILEGAL DE ARMA EM JUPI


Por volta das 18:00h de hoje, policiais militares de serviço na cidade de Jupi, realizavam rondas com abordagens pela cidade, quando suspeitaram de duas pessoas que transitavam em uma motocicleta. Frente a suspeita, os policias resolveram realizar uma abordagem nos indivíduos e durante o procedimento, descobriram que os mesmos estavam portando duas espingarda de fabricação caseira e duas  facas peixeiras. Foram presos Pedro Manoel de Barros de 44 anos de idade e José da Silva Figueredo de 49 anos. Diante do flagrante, os acusados foram conduzidos à delegacia de polícia do município para as providências cabíveis.

BOM CONSELHO: 9°BPM PARTICIPA DE ENCONTRO COM A SECRETARIA ESTADUAL DA MULHER


Dentro do previsto pelo Plano de Ação de Combate a Violência Doméstica, colocado pelo 9°BPM, realizou-se na manhã desta quinta, no Centro de Acolhimento aos Idosos, no município de Bom Conselho, uma reunião com a Secretaria Estadual da Mulher. O encontro teve como objetivo traçar diretrizes  que possibilitem ações mais eficazes na proteção da mulher vítima de violência doméstica, na cidade de Bom Conselho e região.

Estiveram presentes no evento a Sra. Michele Couto (representando a Secretaria Estadual da Mulher), o Capitão Fernandes (comandante da 3° CPM/9°BPM), a Sra. Glória Curvelo (Coordenadora da Mulher em Bom Conselho), Sra. Filomena Camelo (coordenadora da Mulher no município das Correntes), Policial Civil Érica Dias (representando a Polícia Civil) e a Sra. Patrícia Mendes (representando o Centro de Assistência Social do município de Bom Conselho). Dentre os assuntos tratados, a Sra. Michele Couto destacou a criação, por parte da Secretaria Estadual da Mulher, da Patrulha Maria da Penha, do monitoramento eletrônico dos agressores de mulheres e do sistema 190 mulher. Ressaltou que esses mecanismos de proteção à mulher, foram inicialmente implantados na capital do Estado, e estão sendo ampliados para o interior, destacando de forma elogiosa as ações que já vêm sendo desenvolvidas pelo 9°BPM no agreste meridional,  no que se refere ao atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.

CANHOTINHO: ADOLESCENTE É DETIDO PELA PM APÓS COLOCAR A VIDA DE PEDESTRES EM PERIGO


Nesta quinta (10),  por volta das 10:30h, policiais militares de serviço em Canhotinho, cumpriam o plano de ação  do 9°BPM, quando receberam informações de que nas imediações do bairro Elisa Holanda, um adolescente com as iniciais G.C.L.N, estava realizando manobras perigosas em uma motocicleta, equilibrando-se apenas com a roda traseira e em alta velocidade, colocando em risco a vida de transeuntes que caminhavam pelas ruas da cidade. Rapidamente, os policias seguiram até o local indicado e lá conseguiram deter o motoqueiro que pilotava uma moto Honda/CG 150, de cor vermelha. O  infrator, acompanhado de sua genitora, foi conduzido à delegacia de polícia, para adoção das medidas cabíveis.

LAJEDO: POLICIAIS MILITARES ABORDAM CYBER E ENCONTRAM ADOLESCENTE COM MACONHA


Um adolescente, de 14 anos, foi detido por policiais militares com maconha. A prisão aconteceu nesta tarde, por volta das 14:00h, quando policiais militares de serviço na cidade de Lajedo, dando cumprimento a operação "ESCOLA SEGURA", visualizaram alguns indivíduos em atitude suspeita em um cyber, localizado em frente ao colégio Normal. 

De imediato, os policiais passaram a realizar uma abordagem no estabelecimento, sendo encontrado em pode do adolescente C.L.P.L, de 14 anos, um "big-big" de maconha. No momento da abordagem o infrator informou aos militares que havia adquirido a droga na cidade de Maceió pelo valor de R$6,00 e que só queria mostrar o produto para um colega. O adolescente foi conduzido à delegacia de Lajedo, acompanhado de sua genitora.